Alimentos ricos em carboidratos

Alimentos ricos em carboidratos

Os alimentos ricos em carboidratos são aqueles responsáveis em nos oferecer energia.

Apesar alimentos ricos em carboidratos ultimamente terem se transformado em vilão quando o assunto é perder peso, eles são os responsáveis por nos fornecer energia.

Por isso, cortar os carboidratos de vez não é uma boa ideia. Sem eles, realizar as atividades do dia a dia podem se tornar um verdadeiro sofrimento.

Imagine ter que trabalhar, fazer academia, estudar, cuidar da casa e dos filhos sem energia? Quando isso acontece, e você começa a se sentir fraca, provavelmente não está comendo a quantidade necessária dos alimentos ricos em carboidratos.

 

Qual é a importância dos alimentos ricos em carboidratos?

O carboidrato tem a função de nutrir as células do sistema nervoso, assim como nos oferecer energia durante as atividades físicas.

Quando paramos de consumir as doses certas de carboidratos, nosso corpo busca energia nas proteínas, causando assim uma perda de massa magra, o que não é bom para a saúde.

Em médio uma alimentação equilibrada contempla o consumo de ao menos 50% do total calórico em carboidratos. Porém, você precisa se alimentar através das dos alimentos que contém carboidratos ricos, como pães integrais, grão de bico, feijão, ervilha, batata doce, etc.

 

Carboidrato não é vilão

Quando algumas dietas sugerem reduzir ou controlar o consumo de carboidrato, isso não significa eliminá-los de vez da sua vida. Os alimentos ricos em carboidratos são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo e precisamos deles para realizar atividades básicas.

Porém, fique sempre atento aos excessos e opte pelas fontes de carboidratos complexos, que tem uma ação melhor, proporcionando mais saciedade ao nosso corpo e evitando a fome em um tempo muito curto.

Uma refeição balanceada deve ter legumes, verduras ¼ de proteínas e ¼ de carboidratos.

Add Comment